quinta-feira, 3 de maio de 2012

RALI TARGA VIEIRA DO MINHO 2012


Ora cá estamos de novo de regresso ás crónicas sobre as nossas "aventuras" nos ralis...

Mais um ano e uma vez mais cá está a nossa equipa no convivio do campeonato, neste caso a Taça de Portugal de Ralis, competição inserida no CPR e que devido á conjuntura actual nos pareceu a melhor aposta e aquela que mais retorno poderá dar aos nossos patrocinadores, a quem temos uma vez mais que agradecer do fundo do coração a confiança que depositaram em nós e no nosso projecto. É com muito orgulho que vimos reconhecido o nosso trabalho e o nosso empenho desde sempre, quer a nível dos resultados desportivos que temos alcançado, mas também pela forma como trabalhamos a imagem e nos esforçamos por dar retorno a quem nos apoia, MUITO OBRIGADO A TODOS!!!

Em relação á nossa equipa mantem-se tudo exactamente na mesma como no ano passado; - Eu e o Bernardo dentro do carro, a Dora como supervisora no terreno e o Tó e o David como responsáveis pela mecânica, a quem ainda teremos que acrescentar o Rosalino, que pontualmente se desloca ás nossas instalações para colaborar em situações muito específicas e o Adérito como responsável pelas novas tecnologias.

Para todos nós esta época já começou há muito, pois desde outubro de 2011 que comecei as reuniões com os potenciais patrocinadores e desde Novembro que se deu inicio á preparação do Mitsu, que foi revisto de A a Z. Ufa..., 5 meses de trabalho ardúo mas que, com a paixão e dedicação de todos os envolvidos se levou a cabo sem grandes sobressaltos e dentro do planeamento que tinha sido feito, como aliás terão acompanhado através do nosso facebook (https://www.facebook.com/pages/Armindo-Neves-Rally-Sport/190243440987037) . Já na parte final da preparação há que agradecer ainda á TR4Digital, que se juntou também á nossa equipa e passou a ter á sua responsabilidade uma parte tão importante como é a decoração e publicidade (Obrigado Daniel).

Após os testes e uma segunda visita do Gerard (GMC Sport) desde Barcelona para colocar a electrónica "au point", estava tudo preparado para seguirmos até Vieira do Minho para a primeira prova da época, o Rali do Targa. Algumas alterações ainda de última hora no que respeita á equipa, pois devido á operação e não recuperação do Tó em tempo útil (as rápidas melhoras), houve que recrutar o Jorge á Roady de Portalegre de forma a acompanhar o David na assistência. Apesar do Tó ser um elemento fundamental na equipa, esperávamos que o trabalho de casa bem feito no Mitsubishi desse os seus frutos e não fosse necessário haver grandes preocupações durante o rali, o que felizmente aconteceu.

Já em Vieira do Minho, Sábado durante a manhã efectuámos os reconhecimentos aos troços do rali e durante a tarde tratámos das verificações documentais e técnicas, para depois montarmos a zona de assistência e prepararmo-nos para a super especial que se iria iniciar depois das 21h.

Na super especial não arriscámos rigorosamente nada, pois como já sabem, estas provas de "pericia" antes do rali começar não são muito do meu agrado. Sempre achei que se pode perder muito mais do que se pode ganhar, mas enfim..., Também reconheço que por vezes nestas situações terei que arriscar um pouco mais e será nesse sentido que iremos trabalhar já para as próximas provas que tenham este tipo de classificativas .

No Domingo do rali, a manhã acordou solarenga e nada fazia prever o que viria a suceder depois, pelo que saímos para a prova com os pneus de seco da Hankook, que estiveram sempre á altura dos acontecimentos e nos dão assim garantias de performance para o resto da época. 1º, 2º e 3º troços realizados e de regresso á zona de assistência no 3º lugar da Taça e depois de termos recuperado desde o 8º posto conseguido na super especial da noite anterior. Apesar de tudo as "mazelas" decorrentes da paragem de 5 meses desde o ultimo rali fazem-se notar, pois mesmo estando a rodar consistentemente nos 3 primeiros, não me sinto ainda totalmente á vontade para atacar a 100% e noto-me algo (muito :-P ) preso, o que é normal depois de tanto tempo sem competir.

Mais uma ronda pelos 3 troços sem apontamentos de maior, a não ser termos efectuado os ultimos 4 ou 5 kms de S.Pedro/Pinheiro debaixo de alguma chuva, mas nada de problemático, e uma vez mais de regresso á assistência com o lugar mais baixo do pódio perfeitamente consolidado. Entretanto o tempo começa a dar sinais de poder mudar, pois começam a cair algumas pingas dispersas, o que apesar de tudo não nos leva a optar por borrachas de chuva, o que viria a ser um enorme erro, pois já durante a ligação para o 8º troço começou a chover copiosamente, o que nos deixou algo preocupados, uma vez que estávamos com pneus de seco montados no carro e alguns dos nossos adversários que sairam um pouco mais tarde da assistência já tinham pneus de chuva, o que poderia ser um problema caso o piso estivesse muito molhado.

No 8º troço apanhámos já imensa chuva e andámos com bastantes cautelas, pois nestas condições é muito fácil cometer um erro e deitar tudo a perder, mas apesar disso conseguimos chegar ao fim sem problemas e partir para o último troço com cerca de 50 seg. de vantagem para o 4º classificado; - Esperemos que seja suficiente. Pensei.

Á entrada para o último troço o rali estava parado e conseguimos perceber que teriam havido inumeros acidentes na parte final da especial devido a condições meteorológicas muito adversas, tendo a organização optado pela anulação da especial, mandando-nos seguir em percurso alternativo e com cuidados redobrados até á assistência em Vieira do Minho, e foi já nas proximidades da Vila quando nos apercebemos bem da dimensão do temporal que se abateu sobre esta zona, pois mais parecia que estávamos em qualquer estância Europeia de esqui, do que no Gerês em finais de Maio, uma vez que as estradas, casas e todas as encostas estavam completamente cobertas por uma extensa camada de neve, que em muitos locais ultrapassavam seguramente os 10 cm. Absolutamente incrivél!!!

E foi neste cenário que chegámos a parque fechado e completámos assim o 1º rali da época com um podio. Penso que poderia ter andado mais depressa, mas os pontos do 3º lugar são importantes para o nosso objectivo final e o campeonato ainda agora começou, por isso, estamos todos muito satisfeitos pela forma como iniciámos o ano.

Para terminar, uma palavra para a minha mulher que teve um fim de semana de muito trabalho, ainda para mais com este temporal e com as meninas para cuidar, para o Bernardo, o meu navegador, que após este tempo todo juntos já passou a (grande) amigo e uma vez mais revelou o excelente profissional que é,  á nossa assistência, ao David e ao Jorge que estiveram sempre em grande plano, ao Adérito que uma vez mais esteve sempre "online" a fornecer-nos os tempos e a todos os nossos patrocinadores e amigos que nos têm apoiado desde sempre. O próximo rali está marcado para Fafe, a catedral deste desporto em Portugal, onde nos esperam os sempre espectaculares troços em terra desta zona carismática.

Um abraço.

A.Neves