segunda-feira, 1 de outubro de 2012

RALI CENTRO DE PORTUGAL



Depois da paragem habitual no campeonato por esta altura do verão, onde aproveitámos para levar a cabo algumas acções de marketing por forma a dar visibilidade ao projecto e a todos os nossos patrocinadores (exposição Intermarché de Elvas e co-drive AN-Rally Sport), chegou então a data marcada para o rali do Centro de Portugal, a ter lugar na Marinha Grande, numa prova que tão boas recordações nos deixou o ano passado, uma vez que foi exactamente aí que vencemos o campeonato do Centro em 2011.

Após uma revisão mais aprofundada ao Mitsubishi, que nos obrigou a refazer o motor para esta estapa final do campeonato, foi com muita confiança, mas também com bastante ansiedade que nos apresentámos á partida do rali, numa prova em que a concorrência era forte e havia um grande número de pilotos com reais possibilidades de disputarem as primeiras posições. "Menos mal..." pensei, pois é assim que me dá gozo fazer corridas, e a presença de mais adversários obriga-me a elevar os níveis de concentração e nessas alturas normalmente as coisas costumam sair-me bem. Vamos ver...

Após o dia de reconhecimentos que decorreu de forma normal, embora o 1º troço fosse bastante complicado, pois para além de estreito, escorregadio e muito incaracterístico, apresentava ao longo do percurso milhentos cruzamentos que nos obrigavam a atenção e trabalho redobrado. Em relação á 2ª classificativa e apesar de ser a repetição do ano passado, não é seguramente dos troços que mais gosto, por isso resta-me ser um aluno aplicado e não perder muito tempo, por forma a podermos aspirar aos nossos objectivos que passam claramente por lutar por um lugar no pódio. E finalmente temos o troço da mata de S.Pedro de Moel, 17 kms de autentica loucura, no meio do pinhal num verdadeiro troço de rali, com a agravante que irá ser disputado já durante a noite, o que ainda vai exigir mais atenção e concentração, pois neste tipo de piso e com um alcatrão bastante irregular devido ás inúmeras raizes dos pinheiros e outras arvores centenárias, a probablidade de furar é muito elevada e pode pôr em risco uma boa classificação, mas enfim....Já estamos avisados... É um troço que conhecemos mais ou menos bem desde os tempos do Troféu C2 e tanto eu como o Bernardo estamos confiantes, sabemos o que temos de fazer e quais os locais onde teremos que atacar ou poupar, de modo a não termos surpresas. Tranquilos...

No dia da prova o tempo apresenta-se seco e com calor, o que é bom, pois fazer estas classificativas com chuva não seria nada agradável. No 1º troço partimos rápidos mas com algumas cautelas de modo a não termos surpresas e apesar de ser um troço dificil e de se apresentar muito traiçoeiro devido á muita areia nas curvas, correu-nos sem problemas de maior e posicionou-nos imediatamente na 4ª posição. "Optimo, é exactamente isto que temos de fazer...", comentámos. A táctica teria mesmo que passar por andar permanentemente no top five e ir gerindo a prova em função das suas incidências, até porque, sabiamos, alguns dos nossos adversários chegavam aqui com um ritmo de corrida muito superior ao nosso em função do elevado número de ralis que disputam, e até entrarmos no nosso ritmo não valia a pena deixarmo-nos levar em loucuras.

Após os 3 troços seguintes que decorreram sem problemas e dentro do mesmo diapasão, regressamos á Marinha Grande, ao parque de assistência antes das duas passagens nocturnas pela mata de S.Pedro. Aqui esperam-nos 34 kms bastante dificeis e que seguramente ainda vão ter uma palavra a dizer no alinhamento da classificação final. Neste momento e após 4 troços, ocupamos o 4º lugar da geral, mas estamos confiantes e sabemos que temos a lição bem estudada para a dupla passagem pela mata, pelo que, resta-nos esperar, fazer o nosso trabalho o melhor possível e....no final fazer as contas.

Logo no inicio da 1ª passagem, apercebemo-nos que o Luis Mota estaria com problemas, em função de um toque dado no troço interior que lhe originou alguns problemas de motor, pelo que, daí para a frente restou-nos fazer a nossa prova, com a concentração no máximo para evitar as muitas armadilhas e levar o carro até ao final no terceiro lugar da geral na Taça de Portugal de Ralis, após mais de 100 kms ao cronómetro ao longo das 6 especiais de classificação que compunham esta prova. Well done... Objectivos cumpridos!!! Apesar de ser um rali difícil e da concorrência estar muito forte, conseguimos atingir aquilo a que nos propunhamos, um lugar no pódio e a manutenção no top 3 do campeonato, que actualmente e após esta classificação, corresponde á 2ª posição atrás do Vitor Pascoal, que foi o vencedor do rali.

Felizmente correu tudo bem; - O carro não teve o mínimo problema graças ao bom trabalho da nossa equipa técnica e a uma boa preparação antes da corrida, eu e o Bernardo estivemos bastante concentrados e estamos cada vez mais em sintonia, funcionando como uma equipa perfeita, toda a estrutura da equipa (obrigado Dora, uma vez mais) esteve 5 estrelas e dá-nos o garante e a máxima confiança de modo a estarmos tranquilos na gestão da corrida e no final foi com muita satisfação que podemos dedicar este resultado a todos os nossos patrocinadores que nos apoiam, pois é exactamente com esse pensamento que estamos á partida de cada evento. Ao longo de tantos anos nos ralis, foi também a 1ª vez que os meus Pais se deslocaram a uma prova, o que para mim foi um motivo de grande satisfação, pois era algo que desejava há muito tempo... Fiquei feliz que tudo tivesse corrido bem...

Bem... Mas após o rali há que continuar o trabalho :-) e aproveitar as sinergias para colocar a viatura em exposição na galeria comercial do Intermarché da Marinha Grande, um dos patrocinadores da nossa equipa e onde estará até ao próximo dia 5, para sair depois directamente para o Motorshow do Porto a decorrer nos pavilhões da exponor durante o fim de semana.

Após este evento, haverá que preparar toda a estrutura para o rali de Mortágua, a penúltima prova do campeonato e que irá ter lugar nesta localidade da zona centro do País, entre os dias 19 e 20 deste mês.

Até Mortágua.

Um abraço.

A.Neves