terça-feira, 26 de outubro de 2010

UM CARRO...DE ENTRE MUITOS.

Se, de entre todos os carros de rali que já tive, tivesse de eleger um, então seria seguramente o Hyundai Coupe Kit Car com que corri no Open de ralis em 2009, durante a fase de asfalto.
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Fabuloso! É a unica palavra que me ocorre para o descrever. Um verdadeiro puro sangue de corridas. Basta dizer que era um ex. carro de fábrica, construído com tudo o que havia de bom e de melhor na época.
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Um chassis completamente alucinante, uns travões inexplicáveis em potência e eficácia, uma caixa de velocidades sequencial de 6 que era um regalo (quando funcionava bem. No Fundão partiu já no pódio final, depois de ter sido terceiro classificado, perdendo a segunda posição exactamente no último troço, devido já a inúmeros problemas em engrenar as mudanças) e um motor que, apesar de não ser um exemplo de potência, pois debitava "apenas" 215 cv no banco, satisfazia bastante bem, e era um regalo para os ouvidos (e para a adrenalina) quando começava a "gritar" e a chegar ao limite da rotação lá para as oito mil e tal...
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Foi um carro que me permitiu atacar sempre as primeiras posições á geral e lutar pela vitória na classe das provas em que participei nesse ano, embora tenha sido também um carro que me deixou algum amargo de boca e que denotou, infelizmente, alguns problemas de fiabilidade que, em determinada altura me obrigaram a procurar-lhe um outro dono, pois para além da escassez de material e do seu custo, era também um carro que exigia conhecimentos técnicos bastante avançados, com a agravante de não haver disponível muita informação acerca do caminho que a fábrica seguia em relação a determinados parâmetros e afinações.
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Mas apesar de tudo isto, e de ter apanhado uma das maiores desilusões desportivas da minha carreira, quando o motor se partiu na parte final da última especial cronometrada do Rali de Barcelos, onde apesar de ter conseguido passar a célula e "terminar" em segundo da geral e primeiro da classe, fiquei na ligação para o parque fechado, impotente e sem conseguir terminar uma das provas onde andei melhor até hoje, é ao seu volante que guardo das melhores sensações que já tive dentro de um carro de corridas. E que carro de corridas!!!
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Podem ter a certeza de que, se um dia voltar a ter a possibilidade (€€€) de ter algo parecido, que me dê garantias de fiabilidade, nem vou olhar para trás, pois o gozo que dá e as sensações que transmite, são algo que vale realmente a pena e que aconselho vivamente a todos os "viciados" em motores e adrenalina. Não há melhor terapia!
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Um abraço.
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A.Neves
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videos:
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http://www.youtube.com/watch?v=U4-iYbA7ehI (Teste para o AutoSport)
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http://www.youtube.com/watch?v=ZGCRRZfndtc&feature=related (min. 0,32)
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1 comentário:

  1. Caro Armindo, o carro tinha alguma placa da MSD ou número de chassis? Eu creio que uma vez lhe cheguei a enviar uma foto desse carro com a decoração oficial, que ainda vinha cheio de pó da Austrália e não tinha rodas. Parece que o Alister McRae tinha-se desentendido com a paisagem ahahahah

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