domingo, 24 de julho de 2011

RALI OLIVEIRA DO HOSPITAL - 17e18/06/2011

Depois de uma revisão cuidada ao Mitsubishi e de um teste bastante proveitoso que nos deu para corrigir algumas coisas tendo em vista esta prova, foi com alguma expectativa que nos apresentámos em Oliveira do Hospital para o 1º rali em terra da temporada.

Para mim, este é o tipo de piso onde me sinto mais á vontade, e depois de ter andado em 2010 com o diferencial electrónico do Evo VII sem estar nas melhores condições, tinha alguma curiosidade em relação aquilo que poderiamos fazer aqui e também em relação ao comportamento do carro.

Como habitualmente, não arriscámos nada na especial nocturna em alcatrão, que iniciava esta prova, e o resultado ficou dentro das expectativas; - 5º lugar, a poucos segundos do vencedor. O aperitivo já estava, faltava agora o prato principal que seria servido no dia seguinte, Sábado, ao longo de 3 duras provas especiais, percorridas em duas vezes.

Logo na 1ª pec, que foi anulada devido ao acidente de um concorrente, deu para perceber aquilo que nos esperava, pois o piso apresentava-se bastante escorregadio e com muitas dificuldades de tracção, ao que ainda teríamos de aliar a muita rapidez e extrema dureza dos troços.

A 2ª especial serviu essencialmente para tomar mão ao carro e perceber até onde poderíamos ir com alguma segurança, pelo que, decorreu sem grandes problemas, apesar de nos proporcionar momentos de grande prazer dentro do carro. Como havia uma grande "décalage" em relação aos concorrentes que vinham atrás de nós, devido á neutralização do 1º troço, não havia grandes indicações de tempos, pelo que só nos restava prosseguir e imprimir o maior ritmo que conseguissemos. As contas far-se-iam quando fossemos á assistência e tivessemos acesso ás classificações, e assim foi, pelo que no 3º troço andámos bastante rápido, apesar do piso muito degradado e da pouca largura da estrada, que nos dificultava bastante e não perdoava qualquer erro.

Já na assistência, sabemos que estamos na 5ª posição da geral, mas que todos os concorrentes á nossa frente estão separados apenas por poucos segundos, "tudo é possível, pelo que a única opção passa mesmo andar depressa, embora sem estragar a lata".

Na 1ª especial da tarde, que até nos correu bem, o tempo não foi dos melhores, uma vez que perdemos cerca de 8 seg. e pouco para o Luis Mota, que já estava 2 seg. á nossa frente, pelo que na penúltima prova especial andámos muito depressa, para ver se ainda seria possível recuperar alguma coisa. No final dizem-nos que tínhamos o melhor tempo até a data (apenas viriamos a perder esta pec para o Fernando Peres) e que recuperámos 8 seg e pouco para o Mota.

Durante a ligação para o último troço e depois de feitas as contas possíveis, sabíamos que deviamos estar muto perto do Luis Mota e que o último troço seria de tudo ou nada, mas a surpresa veio mesmo quando o Adérito, que esteve sempre a acompanhar os tempos possíveis online, me ligou a dizer que na classificação geral estava o Luis (Mota) em 1º e nós na 2ª posição a 1,5 segundos, para além de que, o último troço seria apenas discutido entre nós os dois, uma vez que o TóZé Rodrigues, que estava no 3º lugar, já vinha bastante longe.

Como calculam, o último troço foi feito completamente a fundo e de faca nos dentes, e se é verdade que cometemos alguns excessos que nos poderão ter custado algum tempo, também é verdade que ganhámos o troço e cumprimos com aquilo a que estávamos obrigados. Quando parámos no controle horário, a primeira reacção do Bernardo foi tentar saber o tempo do Luis, sendo a expectativa grande, como calculam. O controlador confirmou a carta, os números anteriores e disse-nos que tínhamos ganho o troço..., com menos 1 seg. que o Mota. Foi pena, não deu para ganhar o rali apenas por meio segundo, mas verdade seja dita, estamos todos de parabéns pois fizemos uma prova fantástica e só temos que estar contentes e orgulhosos, pois alcançámos a 2ª posição da geral, no primeiro rali de terra da temporada. É verdade que custa mais perder por 0,5 seg. do que por 15, mas paciência, pois foi uma prova espectacular e disputada até ao fim, por pessoas que são amigas e que deram tudo nesta luta, e quando assim é, não há nada a dizer, a não ser apenas que estamos de consciência tranquila e muito satisfeitos por este resultado.

Há que elogiar e muito também o trabalho dos nosso mecânicos, pois uma vez mais entregaram-nos um carro que nos permitiu lutar até ao fim sem qualquer tipo de problema. Para eles e também para toda a equipa que compõe a nossa pequena estrutura, vai o meu Muito Obrigado.

Em relação ao resto do campeonato e tal como já tinha dito anteriormente, a decisão estava dependente desta prova, e apesar de termos feito 2º lugar também no Regional Centro, comandamos esta competição a 2 provas do fim e ainda com um resultado para deitar fora, pelo que, a decisão não pode ser outra do que estarmos presentes no rali Centro de Portugal e também em Mortágua, para defendermos com unhas e dentes a posição que ocupamos.

Agora, vamos aproveitar para fazer o co-drive com os nosso patrocinadores, amigos e imprensa durante próximo fim de semana, para depois, durante o interregno de 2 meses para férias, nos dedicarmos a fundo á preparação do Mitsubishi para a disputa das duas batalhas que ainda faltam.

Um abraço.

A.Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário