domingo, 27 de junho de 2010

PILOTO E CO-PILOTO - UM CASAMENTO PERFEITO.

Para mim, em equipa que funcione bem dentro do carro, e fora dele também, acrescento, não se mexe mais. Caso seja possível, é um casamento para a vida sem direito a divórcio.

Os ralis, são um desporto de equipa, uma vez que dependemos todos do trabalho uns dos outros para alcançar o sucesso, mas grande parte desse sucesso começa na forma como piloto e co-piloto se "entendem" dentro e fora do carro.

No meu caso e do Filipe, existe uma confiança absoluta um no outro, adquirida ao longo dos anos em que fazemos ralis juntos, para além de uma sólida amizade para lá da competição, o que também é importante, pois existem casos, como por exemplo no Rally de Portugal, em que passamos muito tempo juntos e em situações de grande tensão, pelo que, se não existir um conhecimento profundo e uma boa amizade, há situações que se podem tornar um problema de difícil resolução, podendo mesmo vir a criar atritos e diferenças profundas em torno de toda a equipa.

Neste momento, posso dizer com toda a certeza, que o Filipe adivinha os meus pensamentos e antecipa as minhas reacções dentro do carro, sem que falemos sequer um com o outro. Para além disso, conhece-me bastante bem e sabe a minha opinião sem que para isso seja necessário perguntar-me o que quer que seja, o que muitas vezes é meio caminho andado para que o ambiente se mantenha sereno entre a equipa. Quanto a mim, na maioria das vezes nem preciso sequer de olhar para ele, para saber aquilo em que está a pensar em relação a determinada situação que se nos depara.

Aceito que os pilotos nem sempre são pessoas fáceis durante as corridas, uma vez que a pressão que têm sobre os ombros é enorme, com um sem número de "coisas" á volta na sua cabeça; A gestão da corrida versus resultados versus patrocinadores versus orçamento versus gerir a mecânica do carro versus terem consciência de que um bom ou mau resultado poderá ou não condicionar a próxima época, etc, etc, etc..., e por isso mesmo é importante que o co-piloto entenda na perfeição o que vai na cabeça do "seu" piloto e possa assumir o controle quando a situação assim o exije, resguardando-o ao máximo de todo e qualquer "barulho" exterior, que de alguma forma possa afectar a sua performance durante o rali.

Acerca de tudo isto, não resisto uma vez mais a citar uma passagem do livro "Pilote et Co-pilote de Rallye", onde Gérald Bedon, o co-piloto de Cédric Robert diz o seguinte: - "...Cédric sofre, também, uma pressão terrível e eu penso que o piloto está menos preparado para responder com calma a todas estas solicitações. Então, aqui o meu papel é acalmar as coisas, ajudar a ultrapassar as divergências, arredondar os ângulos, por forma a que ele esteja com o espirito tranquilo e tenha o espaço necessário que necessita para se concentrar e partir assim á procura do limite em cada especial..." e continua "...o ambiente á volta do piloto deve ser o mais descontraído possível, qualquer agressão a partir do exterior será imediatamente rechassada. Felizmente, tenho alguma facilidade para antecipar qualquer problema, dar um passo atrás, analisar as situações mais complicadas com calma e determinação. Cada membro da equipa deve conhecer o seu lugar e saber a altura própria e a quem deve colocar determinada questão. Quanto ao piloto, deve ser mantido longe deste jogo, pois deverá concentrar toda a sua energia na batalha que se aproxima com as armadilhas do percurso." Nem mais!

Quanto a nós, para a posteridade ficam os momentos inolvidáveis passados dentro do carro, momentos esses apenas descritíveis por emoções e não por palavras, bem como os troços onde tudo foi perfeito e quase que fomos transportados para uma outra dimensão. Também é verdade que os ralis têm momentos menos bons, fruto da sua imprevisibilidade, mas é nestes momentos que uma verdadeira equipa se mantém unida e concentra todos os seus esforços para minimizar os danos e para continuar a avançar rumo aos seus objectivos.

Ao longo destes 5 anos, posso dizer que, eu e o Filipe já chegámos a um patamar de entendimento bastante elevado e formamos sem sombra de dúvida uma verdadeira equipa de piloto e co-piloto de ralis, embora tenhamos consciência de que, ainda temos muito trabalho pela frente no sentido de nos aperfeiçoarmos cada vez mais e podermos assim estar cada vez mais preparados para superar as dificuldades que ainda nos esperam rumo aos nossos objectivos, embora, ao olharmos para trás, nos sintamos felizes por tudo aquilo que já alcançámos e pelas conquistas importantes que já fizemos.

Um abraço.

A.Neves

1 comentário: