sábado, 29 de outubro de 2011

RALI CENTRO DE PORTUGAL - RUMO AO TÍTULO.

Como é normal, esta prova foi encarada pela nossa equipa com o máximo de profissionalismo e empenho, uma vez que aqui poderia ficar decidida desde logo a vitória no Camp.Regional Ralis Centro 2011, pelo que, após uma revisão cuidada ao Mitsu e um pequeno teste para ver se tudo estava ok, lá seguimos rumo á Marinha Grande.

Os reconhecimentos correram dentro da normalidade e uma vez mais, devido á impossibilidade de o Bernardo estar presente logo pela manhã, foi a Dora que fez esse papel até á hora de almoço (thanks again Baby :-) ).

De referir o esquema bastante realista que foi montado pelo Clube Automovel da Marinha Grande e que devia ser seguido por todos os clubes; - Treinos num dia e prova no outro, reduzindo assim bastante os custos para todos e concentrando a prova num esquema muito do agrado dos espectadores. Só foi pena que os treinos não tivessem sido ao Sábado e a prova no Domingo, facilitando ainda mais quem não pode (infelizmente) ser um profissional destas andanças.

No dia do rali a moral estava em alta, mas quando chegámos á 1ª assistência, antes de arrancar para os troços, deparámo-nos com um problema, pois a mala do carro, local onde está o deposito de combustivel, estava quase meia de gasolina, o que indicava que existia uma fuga em algum lado. Como a assistência era apenas de 10 minutos, foi pois com algum nervosismo que retirámos a gasolina com uma bomba, ao mesmo tempo que o Tó apertava todo o sistema de tubagens de modo a tentar controlar o problema, o que julgávamos ter conseguido, apesar de termos saido para a estrada com um cheiro insuportável dentro do carro como podem imaginar.
De qualquer modo, quando parámos para controlar se tudo já estaria bem, constatámos que, apesar de menor, ainda existia alguma fuga que ainda tinha deixado um ou dois litros na mala do Evo e nos continuava a preocupar. Como tínhamos algum tempo até controlarmos, foi meter mãos á obra e após alguns minutos a reapertar e confirmar todo o sistema, enquanto o Bernardo retirava toda a gasolina que ainda andava á solta, lá solucionámos o problema, pelo que foi com um alivio enorme e cheios de moral que partimos para a 1ª classificativa.

Nesta classificativa, entrámos logo ao ataque, embora sem arriscar e no final as coisas correram -nos bem, pois fizemos o terceiro tempo, a 2 segundos exactos do vencedor, o que foi óptimo, pois como é do conhecimento geral, é nas primeiras classificativas onde me sinto menos á vontade e costumo perder algum tempo.

Na especial seguinte, continuámos com a mesma táctica e ganhámos o troço, passando para a frente da prova por 11 segundos. Tal como planeado, estávamos a fazer aquilo que nos competia, embora o Luis Mota estivesse na 2ª posição, o que não era suficiente para garantir desde logo o título.

Na 3ª pec, voltámos a ser os mais rápidos entre os concorrentes ao CRRC, dilatando a nossa vantagem para cerca de 16 seg. o que nos deixava desde logo uma margem confortável para o resto do rali, que se encontrava agora sensivelmente a meio.

Na 4ª classificativa, voltámos a andar bastante rápido, e logo após o final do troço, como habitualmente, consultámos de imediato as mensagens que nos estavam a ser enviadas em tempo real pelo Adérito de modo a podermos assim controlar os tempos dos nossos colegas, quando começámos a estranhar a demora com o aparecimento do tempo do Luis, suspeitando de imediato que algo se poderia ter passado, quando sensivelmente a meio da ligação recebemos a confirmação de que algo de anormal se teria passado, pois neste troço o Luis Mota perde cerca de 5.30 min. para nós, passando assim para a cauda do pelotão e deixando-nos apenas dependentes do nosso resultado para podermos conquistar o campeonato.

Após esta notícia, escusado será dizer que a ansiedade foi alguma por uns momentos, embora rápidamente, o Bernardo e eu tenhamos tomado consciência de que, agora mais que nunca, havia que ter muita calma e levar o carro até ao fim no comando do rali, o que nos garantiria desde logo a tão desejada conquista do CRRC 2011.

Depois da passagem pela assistência situada na Marinha Grande, ficavam a faltar cumprir 2 classificativas de modo a conquistarmos o nosso objectivo, pelo que, foi com toda a calma e concentração que o fizemos, sem forçar nada no carro e desligando inclusive o ALS de modo a garantir que nada de anormal se passava, embora não nos tenhamos livrado de um pequeno susto, pois os sinoblocos do triângulo da frente do lado esquerdo cederam, obrigando-nos a fazer o último troço com uma enorme vibração no carro, especialmente durante as travagens, pelo que foi com um enorme alivio que chegámos ao fim e garantimos não só a vitória no rali, como também a vitória no campeonato. Estava feito!

Foi uma vitória que não foi fácil, num rali onde tivemos sempre que lutar contra pequenas adversidades, mas quando assim é tudo tem mais sabor, pelo que foi com uma enorme satisfação que alcançámos mais esta conquista de modo a assim podermos retribuir a todos os que sempre nos ajudaram e acreditaram neste projecto.

Por isso mesmo, em meu nome e de toda a equipa, muito obrigado a toda a nossa família, patrocinadores e amigos que sempre nos apoiaram. ESTE TÍTULO É VOSSO!

OBRIGADO.

Um abraço.

A.Neves

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