sábado, 8 de maio de 2010

RALI TORRIÉ

Ora aqui estamos nós mais uma vez no início do Campeonato Nacional de Ralis, na prova organizada pelo Targa Clube e que este ano tem a grande novidade de abandonar os espectaculares troços em terra para assim passar a ser um rali em piso de alcatrão.

Agora já vai ser a sério!

Sabemos que a concorrência é fortissima e muito bem apetrechada técnicamente, mas a experiência ao longo dos já quase 21 anos que tenho de corridas também me diz que as contas são apenas para se fazerem no fim e mais nada, por isso, vamos a isto.

A super-especial nocturna em Póvoa do Lanhoso acaba por não nos correr lá muito bem, pois o tempo estava muito instável, e como depois de sair da assistência teriamos que esperar cerca de 1 hora para partir, decidimos montar pneus de chuva. O problema é que logo a seguir parou de chover e quando arrancámos para a SS, o piso já estava totalmente seco, resultado; nas rotundas e nas travagens mais fortes ficámos com uma frente muito escorregadia devido ao rápido aquecimento das borrachas, colocando-nos alguns problemas na colocação do carro nas trajectória ideais.

Mesmo assim, o resultado podia ser pior, pois ficámos em 17ºs da geral e 7ºs do Grupo N. Apesar de tudo o tempo perdido não foi muito e o verdadeiro rali só começa amanhã e é muito longo, por isso a expectativa de um resultado que esteja dentro das nossas pretensões mantém-se.

No Sábado o tempo continua a fazer caretas, mas as previsões dão bom tempo, e assim sendo, decidimos saír da assistência com pneus para seco. Foi a decisão mais acertada e quando voltámos á assistência após 4 troços, já estávamos em 11ºs da geral e em 4ºs do grupo N, sendo que na terceira posição estava um piloto Espanhol que não contava para as contas do campeonato. Apesar de ainda ser muito cedo e faltar muito rali, teríamos que começar a jogar com a cabeça e a pensar no campeonato, pois um 3º lugar aqui superaria as nossas expectativas e sería uma excelente forma de começar o campeonato.

Quando regressámos á assistência, com 11 troços já realizados e a faltar apenas um para o final, dizem-nos que infelizmente o Miguel Campos tinha tido uma pequena saída de estrada e que estamos na 3º posição do grupo, 2ºs para as contas do campeonato. Muita calma para não se estragar tudo no ultimo troço, que é outra super-especial já em Póvoa do Lanhoso, e vamos lá tentar levar a "burra" até ao fim sem problemas de maior.

Felizmente tudo correu bem, e tal como já tinha dito, as contas fazem-se no fim, e nós lá conseguimos terminar no 3º lugar do grupo N, mas mais importante que isso, em 2ºs entre os Portugueses, o que nos deixa em idêntica posição em termos de campeonato. Melhor era impossível. Sabemos que com o nosso Evo7 estamos tecnicamente um degrau abaixo da concorrência melhor apetrechada e também com mais experiência, e que este resultado só foi possível devido a alguns azares e excessos de alguns dos dos nossos colegas, mas os ralis são mesmo assim e tal como no futebol, os jogos só acabam aos 90m e os golos só contam quando a bola entra e nós estamos conscientes de que neste campeonato temos que ser inteligentes e jogar muito com a cabeça.

Uma palavra ainda para a nossa assistência que nos entregou um carro muito fiável e fez um trabalho notável durante a corrida.

Obrigados a todos, e até ao próximo rali.

Um abraço.

A.Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário