segunda-feira, 17 de maio de 2010

UM LIVRO DE REFERÊNCIA.

Pilote et Copilote de Rallye é um livro obrigatório para qualquer aficionado dos Ralis.

Nesta inebriante viagem ao universo deste desporto, Joel Moulin, o autor, leva-nos a conhecer em profundidade este mundo de paixão, num livro único; Os regulamentos, ralis de terra e asfalto, os carros e a sua preparação, o perfil do piloto e o papel do co-piloto, uma lição de pilotagem dada por Cedric Robert e os conselhos do seu co-piloto Gérald Bedon, equipamento e acessórios, os pneus, os custos da competição, ganhar nas fórmulas de promoção e ainda uma breve história de dois futuros campeões á época, Nicollas Vouilloz e Matthieu Baumel.

Com uma escrita fácil e apaixonante, o autor aborda e desenvolve todos estes pontos, seja na óptica das grandes estruturas oficiais, ou também das equipas amadoras que põem todo o seu empenho e paixão na participação nas provas de rali.

Tal como diz Joel Moulin na página de abertura, este livro é dedicado, " A vous deux...Pilote et copilote...A jamais unis...Pour le meilleur...Et pour le pire...", que é como quem diz: - Para vocês, piloto e co-piloto, unidos para sempre, para o melhor e para o pior. FORTE!!!

Ao fim de alguns anos á procura, consegui o exemplar que tenho, em 2007, quando estive em Andrezieux, na 3A Compétition, a fazer um curso de pilotagem. A dona da escola, Karin, teve a gentileza de me o oferecer e o meu professor e posteriormente grande amigo, Xavier du Castel, fez questão de lhe gravar uma dedicatória que reza assim: TRAVAIL = PERFORMANCES.
Nem a propósito, ou aliás, talvez tenha sido mesmo de propósito, pois o livro fala disso mesmo. Trabalho, dedicação, espirito de sacrificio, companheirismo, etc, tudo isto em busca da performance pura, e se há alguém que sabe do que fala nesta matéria, posso assegurar-vos que esse alguém é o Xavier.

Existem passagens absolutamente fabulosas neste livro e assim de repente, apenas para vos dar um exemplo, transcrevo algumas palavras do Cédric Robert, exemplificando de forma arrepiante os momentos antes da partida; " Começo a concentrar-me poucos minutos antes da partida para o rali. Nessa altura já nada mais existe na minha cabeça. Mas com a aproximação do inicio do troço, tudo muda e torno-me noutra pessoa, um animal que inexoravelmente vai cair sobre a sua presa: A estrada estreita e cheia de pedras que não deseja outra coisa senão derrotar-me... Preparo-me para o combate!.. E sei que o vou ganhar!..
A trinta segundos da partida já nada existe á minha volta. Dentro do carro reina a calma, mas sei que a tempestade está prestes a começar! A menos de quinze segundos, deixo mesmo de ouvir o barulho do motor. Apenas as primeiras curvas começam a invadir o meu pensamento. A dez segundos o animal começa a rugir dentro de mim, e a cinco segundos da partida o meu coração quase que pára. Inspiro profundamente e expulso o ar dos pulmões de forma lenta, como que a esvaziar todo o meu interior. A contagem do ultimo segundo liberta a fera impaciente por se defrontar com o inimigo. Por fim, salto em fúria, fora de mim com a raiva no ventre, ao assalto da especial ". SEM PALAVRAS!!!

Por tudo isto e muito mais, esta é uma obra obrigatória para todos os que de alguma forma vivem este desporto de forma apaixonada. Quanto a mim, já o li , reli e tornei a ler vezes sem conta e continua a fascinar-me, especialmente por algumas narrações vibrantes como aquela que acima transcrevi. O único senão, poderá ser mesmo a dificuldade que terão em o encontrar, pois não tenho conhecimento que esteja á venda no nosso País. Mas apesar de tudo, acreditem que vale mesmo a pena o esforço da procura.

Um abraço.

A.Neves

1 comentário:

  1. Caro Armindo estou agora a começar a dar os primeiros passos nestas andanças do desporto automóvel, espero que esteja tudo bem contigo.

    Um abraço,

    Pedro Matias
    http://p-matias.blogspot.com

    ResponderEliminar