segunda-feira, 31 de maio de 2010

RALLY DE PORTUGAL - PARTE 1. A EPOPEIA...

Ufa, que isto não foi fácil..., mas também já diziam os antigos que quando as coisas são muito fáceis também não têm piada nenhuma. Pois sim..., mas eu acrescento: - OK, só que ás vezes também não precisavam de ser assim tão dificeis, bolas!

Mas vamos lá começar pelo principio...

Sábado dia 22, pela hora de almoço, parte da equipa Roady Compétition apresenta-se ao "serviço", em Portimão, no Centro-Auto Roady desta cidade, por forma a assim começar a preparar esta jornada com calma e em antecipação, uma vez que nestas coisas dos ralis, mais vale prevenir que remediar. Mal sabiamos nós...
.
Nesse mesmo dia á tarde, andámos cerca de 120 kms numa zona perto do Autódromo do Algarve, para rodar o motor, que tinha sido totalmente feito de novo, por forma a que tudo ficasse preparado para que no dia seguinte já se pudesse testar o carro em terra e em condições de corrida. Tudo ok. O carro rodou sem qualquer problema e tudo parecia encaminhado para que a semana fosse tranquila e livre de stress, que é coisa que já tenho de sobra durante a semana normal de trabalho.

No Domingo pela manhã, tal como planeado, lá estávamos nós na zona de Vila do Bispo, aproveitando parte de um troço do Regional, para agora sim, começar a andar um pouco mais a sério e tentar perceber como estava o carro depois da intervenção a que tinha sido sujeito, pois desde o Torrié que sentiamos que o motor já tinha tido melhores dias, tendo vindo a comprovar isso mesmo durante a prova de Fafe, onde a "burra" se revelou uma autêntica "óleoolica" :-) , consumindo durante a corrida cerca de 3 litros deste líquido.

Uma ou duas passagens para aquecer o motor, ALS ligado, e lá vamos nós...

Eh lá! O animal está um autêntico "puro-sangue". Agora sim, pensámos (eu e o Filipe), finalmente temos motor. É verdade que sentimos que algo ainda não estava bem com os diferenciais, pois a tendência para o carro se passar de traseira, tal como aliás já tinha acontecido em Fafe, continuava, mas pelo menos o motor estava "canhão". Fizemos mais algumas passagens para ver se estava tudo em condições e quando tudo parecia estar ok e já nos estávamos a preparar para carregar o carro no atrelado e voltar para a base em Portimão, notamos que o motor começa a falhar. Algo simples, comentei eu e o Filipe, mas quando chegámos perto do Zé, e depois de ele ter tirado uma vela, percebemos imediatamente pela sua cara, que algo de grave se passava.

Quando chegámos á oficina e depois do motor aberto, confirmaram-se os piores receios, o motor tinha partido um piston! Lá se vai a semana tranquila e sem stress...

Depois de analisado o motor e termos chegado á conclusão que a origem do problema estava na afinação da electrónica, havia agora que arranjar uma solução para se refazer o motor e fazer com que o técnico pudesse vir afinar a centralina antes das verificações de 4ª feira.

Num Domingo á tarde, em Portimão, onde é que vamos agora desencatar 4 pistons, segmentos e um jogo de juntas para um Mitsubisho evo7 ???!!!???

Calma, porque que se não houver material deste, na Guia, na oficina do meu amigo Ricardo Teodósio, então seguramente que também não o haverá em mais parte nenhuma deste País. Um telefonema depois, e a resposta não tarda: -Então meu amigo, há problema? O que é que é preciso? Pistons, segmentos e juntas? Não há problema, podes vir buscar que tenho cá tudo. Grande Ricardo, amigos destes há poucos, e este tem um coração do tamanho do mundo. Aliás, basta vê-lo a conduzir para perceber imediatamente isso mesmo. Haja coração :-) .

Outro telefonema para o Eng. das centralinas, que nos disse que estaria em Portugal na 4ª feira de manhã para o Rali, e lá ficou tudo combinado. Agora "só" havia que (re)fazer o motor, montar tudo e acabar o carro para que na 4ª de manhã se afinasse a centralina e durante a tarde estivessemos então no começo das verificações técnicas á hora marcada. Enquanto isso na 2ª feira eu e o Filipe iríamos fazer as verificações admnistrativas e levantar toda a papelada para que pudessemos reconhecer durante 3ª e 4ª feira, onde durante a tarde nos reencontrariamos então com a nossa equipa de assistência, já no estádio do Algarve.

A partir de agora, cada um ficava entregue á sua sorte. A nossa assistência em Portimão a acabar o carro, que esperávamos nós, iríamos reencontrar apenas dali a quase 3 dias, caso corresse tudo como previsto e não houvesse entretanto mais nenhuma surpresa, e nós, no meio da serra Algarvia e dos caminhos Alentejanos, a reconhecer a prova ao volante do Cherokee que o nosso amigo Bruno Andrade nos emprestou para o efeito. - Isso é que é confiança...hmmm, Bruno?

(continua...)

Um abraço.

A.Neves

segunda-feira, 17 de maio de 2010

UM LIVRO DE REFERÊNCIA.

Pilote et Copilote de Rallye é um livro obrigatório para qualquer aficionado dos Ralis.

Nesta inebriante viagem ao universo deste desporto, Joel Moulin, o autor, leva-nos a conhecer em profundidade este mundo de paixão, num livro único; Os regulamentos, ralis de terra e asfalto, os carros e a sua preparação, o perfil do piloto e o papel do co-piloto, uma lição de pilotagem dada por Cedric Robert e os conselhos do seu co-piloto Gérald Bedon, equipamento e acessórios, os pneus, os custos da competição, ganhar nas fórmulas de promoção e ainda uma breve história de dois futuros campeões á época, Nicollas Vouilloz e Matthieu Baumel.

Com uma escrita fácil e apaixonante, o autor aborda e desenvolve todos estes pontos, seja na óptica das grandes estruturas oficiais, ou também das equipas amadoras que põem todo o seu empenho e paixão na participação nas provas de rali.

Tal como diz Joel Moulin na página de abertura, este livro é dedicado, " A vous deux...Pilote et copilote...A jamais unis...Pour le meilleur...Et pour le pire...", que é como quem diz: - Para vocês, piloto e co-piloto, unidos para sempre, para o melhor e para o pior. FORTE!!!

Ao fim de alguns anos á procura, consegui o exemplar que tenho, em 2007, quando estive em Andrezieux, na 3A Compétition, a fazer um curso de pilotagem. A dona da escola, Karin, teve a gentileza de me o oferecer e o meu professor e posteriormente grande amigo, Xavier du Castel, fez questão de lhe gravar uma dedicatória que reza assim: TRAVAIL = PERFORMANCES.
Nem a propósito, ou aliás, talvez tenha sido mesmo de propósito, pois o livro fala disso mesmo. Trabalho, dedicação, espirito de sacrificio, companheirismo, etc, tudo isto em busca da performance pura, e se há alguém que sabe do que fala nesta matéria, posso assegurar-vos que esse alguém é o Xavier.

Existem passagens absolutamente fabulosas neste livro e assim de repente, apenas para vos dar um exemplo, transcrevo algumas palavras do Cédric Robert, exemplificando de forma arrepiante os momentos antes da partida; " Começo a concentrar-me poucos minutos antes da partida para o rali. Nessa altura já nada mais existe na minha cabeça. Mas com a aproximação do inicio do troço, tudo muda e torno-me noutra pessoa, um animal que inexoravelmente vai cair sobre a sua presa: A estrada estreita e cheia de pedras que não deseja outra coisa senão derrotar-me... Preparo-me para o combate!.. E sei que o vou ganhar!..
A trinta segundos da partida já nada existe á minha volta. Dentro do carro reina a calma, mas sei que a tempestade está prestes a começar! A menos de quinze segundos, deixo mesmo de ouvir o barulho do motor. Apenas as primeiras curvas começam a invadir o meu pensamento. A dez segundos o animal começa a rugir dentro de mim, e a cinco segundos da partida o meu coração quase que pára. Inspiro profundamente e expulso o ar dos pulmões de forma lenta, como que a esvaziar todo o meu interior. A contagem do ultimo segundo liberta a fera impaciente por se defrontar com o inimigo. Por fim, salto em fúria, fora de mim com a raiva no ventre, ao assalto da especial ". SEM PALAVRAS!!!

Por tudo isto e muito mais, esta é uma obra obrigatória para todos os que de alguma forma vivem este desporto de forma apaixonada. Quanto a mim, já o li , reli e tornei a ler vezes sem conta e continua a fascinar-me, especialmente por algumas narrações vibrantes como aquela que acima transcrevi. O único senão, poderá ser mesmo a dificuldade que terão em o encontrar, pois não tenho conhecimento que esteja á venda no nosso País. Mas apesar de tudo, acreditem que vale mesmo a pena o esforço da procura.

Um abraço.

A.Neves

domingo, 16 de maio de 2010

RALLY DE PORTUGAL - O SONHO...

Falta pouco para o melhor Rali do Mundo, o "nosso" Rally de Portugal.

Assim de repente, vem-me á cabeça uma expressão que ouvi de um colega, na edição de 2007, quando esperávamos que o troço deixasse de estar neutralizado e nos mandaram preparar para retomar a prova; "BAI :-) COMEÇAR O ESPECTÁCULO!!!"

É verdade, vai mesmo começar o espectáculo, e nós vamos lá estar uma vez mais.

Sempre acreditei que quando queremos muito uma coisa, devemos lutar por ela até á exaustão, e tal como diz o autor Paulo Coelho, se o fizermos sempre com a mesma perseverança e querer, e nos empenharmos muito naquilo que desejamos, haverá uma altura em que o universo se alinhará para nos ajudar. Acredito que sim. É verdade que ao longo da minha vida, tudo foi conseguido com muita luta e sacrificio, mas também é verdade que aos poucos os sonhos vão-se concretizando, seja a nível pessoal, profissional ou desportivo.

No seguimento desta crença, sempre achei que podemos atingir metas e resultados que possam surpreender os mais desatentos, mas que nós, cá dentro, no nosso intímo, sempre soubemos ser possível alcançar.

Olhando para trás, chego á conclusão que sempre assim foi; sempre soube que tinha capacidade para atingir os meus sonhos. Desde os tempos das motas, até hoje, consegui alcançar grande parte dos meus objectivos, embora ainda haja um que tenho secretamente dentro de mim. Já esteve quase..., mas até hoje faltou sempre um bocadinho assim!

Sei também que ao longo destes anos, as armas nunca foram iguais, e continuam a não ser. Mas também é verdade que assim dá outro gozo. Em 2007, partimos para o último dia do Rally de Portugal, para defender uma liderança de 17 segundos no Challenge Citroên C2, montando os "restos" dos pneus dos dias anteriores, alguns mesmo já quase nos arames, ao mesmo tempo que o nosso principal adversário saía da assistência com pneus novos, mas naquele momento já nada importava, o universo tinha-se alinhado a nosso favor e ninguém se iria intrometer no caminho de podermos cumprir mais uma etapa do sonho. Assim foi, chegámos ao final com uma vantagem de 32 segundos. Estava feito!

A poucos dias de mais um evento desta grandiosidade, continuo a acreditar que tudo é possível, basta querer e lutar até ao limite das nossas forças. O resto..., É COM OS ASTROS!

Um abraço.

A.Neves

sábado, 8 de maio de 2010

VIDEOS RALI SERRAS DE FAFE 2010

http://www.youtube.com/watch?v=OJVvfzSEV7M (min. 7.23)

http://www.youtube.com/watch?v=KwKBT4_ayA8&feature=related (min. 3.06)

http://www.youtube.com/watch?v=GlEGGckXgWA (min. 1.50 e 5.20)

http://www.youtube.com/watch?v=zcD00NpTryo (min. 2.27 e 3.11)

http://www.youtube.com/watch?v=PZocPq7nQ4Q (min. 2.54 e 5.21)



Um abraço.

A.Neves

RALI SERRAS DE FAFE

2ª prova do campeonato, o rali Serras de Fafe, disputado nos míticos troços desta região e antigo ex-líbris do rali de Portugal; Fafe/Lameirinha, Luílhas, Montim, Ruivães, enfim, um verdadeiro regalo em termos de condução para nós, pilotos, e também um regalo para o muito público que se costuma deslocar a esta prova.

Para nós, em termos de objectivos, tínhamos desde logo consciência que esta prova seria uma das mais difíceis do campeonato, uma vez que é um rali que se disputa há muitos anos e onde os nossos adversários têm um grande conhecimento do terreno. Apesar de tudo, continuo a pensar que as contas fazem-se no fim e que este campeonato é longo e ainda vai apenas no começo.

Como depois da revisão ainda não tínhamos andado no carro, combinámos encontrar-nos com o Zé Cardoso, o nosso preparador, ás 10h de 6ª feira no inicio do troço do Vizo para ver se estava tudo em ordem. Depois de algumas passagens e quando tudo parecia estar em ordem, eís que surge um problema; a caixa ou a embraiagem cederam!

Meia dúzia de telefonemas depois, lá se arranjou uma oficina, uma caixa de série (obrigado Ricardo Costa) e uma embraiagem (obrigado Ricardo Moura). Toca a montar tudo e apreciar o grande trabalho e profissionalismo da nossa equipa de assistência; o Zé, o Rosalino e o Gonçalo, deram um autêntico recital de mecânica, digno de ser visto, e apesar deste contratempo, ás 16h lá estávamos nós como previsto no início das verificações técnicas. Menos mal, depois de tudo.

Á noite lá fomos para a SS e logo aí apercebemo-nos que iriamos ter um rali dificil. Com esta caixa o nosso carro não parecia o mesmo e haveria mesmo que explorar o motor de outra forma. Para além disso, se o tempo se mantivesse tão quente no dia seguinte, teriamos também seguramente problemas com os pneus, uma vez que apostei em pneus macios, na expectativa que o rali estivesse húmido, e assim sendo, com temperaturas muito altas como se veio aliás a confirmar, os pneus aqueciam em demasia e depois dos primeiros quilómetros parecia que estávamos a conduzir um barco.

No Sábado, esta bem estruturada prova montada pelo Demo Clube do Porto, revelou-se um rali duro e complicado para nós; a caixa obrigava-nos a ter alguns cuidados, pois havia curvas que não sabia bem qual a mudança indicada para aproveitar o carro da melhor forma, o motor também se revelava estranhamente dócil e não estava seguramente no melhor apuro de forma e para além disso, os pneus obrigavam-nos a ter alguns cuidados, como aliás já expliquei atrás.

Apesar de tudo, lá fomos fazendo a nossa prova tentando minimizar um pouco estes contratempos. No final e já com a classificação mais ou menos definida, aproveitámos mesmo para nos divertirmos á grande, levando o Evo em grandes atravessadelas e contribuindo também um pouco para brindar com algum espectáculo o muito público presente.

No final do rali, vamos a contas; 11ºs da geral e 6ºs do grupo N. Foi o melhor que se conseguiu, e depois do começo que tivemos, poderia muito bem ter sido pior. Apesar de tudo mantivemos e consolidámos mesmo a 2ª posição no campeonato de grupo N, agora com 8 pontos de vantagem para o 3º classificado.

Agora há que revisionar a "máquina", solucionar todos os problemas que notámos nesta prova e voltar ainda com mais vontade, pois mais uma vez volto a dizer que "isto" é longo e só acaba no fim. Ainda para mais, agora vem aí o Rally de Portugal, uma prova especial e da qual guardamos as melhores recordações nas 2 vezes que a disputámos, conseguindo o 2º lugar, em 2006 e a vitória em 2007, no competitivo Challenge Citroên C2.

Até lá.

Um abraço.

A.Neves

VIDEOS RALI TORRIÉ 2010

http://www.youtube.com/watch?v=LWzX_VfX_Jw (min. 5.20)

http://www.youtube.com/watch?v=Z9ncvu7-qYA (min. 8.19)

http://www.youtube.com/watch?v=uEtgwAkbPhk (min. 6.18)

http://www.youtube.com/watch?v=-slc4ZwJjfI (min. 2.21 e min. 6.25)

http://www.youtube.com/watch?v=vAdnfS7FK3o (min. 3.29)



Um abraço.

A.Neves

RALI TORRIÉ

Ora aqui estamos nós mais uma vez no início do Campeonato Nacional de Ralis, na prova organizada pelo Targa Clube e que este ano tem a grande novidade de abandonar os espectaculares troços em terra para assim passar a ser um rali em piso de alcatrão.

Agora já vai ser a sério!

Sabemos que a concorrência é fortissima e muito bem apetrechada técnicamente, mas a experiência ao longo dos já quase 21 anos que tenho de corridas também me diz que as contas são apenas para se fazerem no fim e mais nada, por isso, vamos a isto.

A super-especial nocturna em Póvoa do Lanhoso acaba por não nos correr lá muito bem, pois o tempo estava muito instável, e como depois de sair da assistência teriamos que esperar cerca de 1 hora para partir, decidimos montar pneus de chuva. O problema é que logo a seguir parou de chover e quando arrancámos para a SS, o piso já estava totalmente seco, resultado; nas rotundas e nas travagens mais fortes ficámos com uma frente muito escorregadia devido ao rápido aquecimento das borrachas, colocando-nos alguns problemas na colocação do carro nas trajectória ideais.

Mesmo assim, o resultado podia ser pior, pois ficámos em 17ºs da geral e 7ºs do Grupo N. Apesar de tudo o tempo perdido não foi muito e o verdadeiro rali só começa amanhã e é muito longo, por isso a expectativa de um resultado que esteja dentro das nossas pretensões mantém-se.

No Sábado o tempo continua a fazer caretas, mas as previsões dão bom tempo, e assim sendo, decidimos saír da assistência com pneus para seco. Foi a decisão mais acertada e quando voltámos á assistência após 4 troços, já estávamos em 11ºs da geral e em 4ºs do grupo N, sendo que na terceira posição estava um piloto Espanhol que não contava para as contas do campeonato. Apesar de ainda ser muito cedo e faltar muito rali, teríamos que começar a jogar com a cabeça e a pensar no campeonato, pois um 3º lugar aqui superaria as nossas expectativas e sería uma excelente forma de começar o campeonato.

Quando regressámos á assistência, com 11 troços já realizados e a faltar apenas um para o final, dizem-nos que infelizmente o Miguel Campos tinha tido uma pequena saída de estrada e que estamos na 3º posição do grupo, 2ºs para as contas do campeonato. Muita calma para não se estragar tudo no ultimo troço, que é outra super-especial já em Póvoa do Lanhoso, e vamos lá tentar levar a "burra" até ao fim sem problemas de maior.

Felizmente tudo correu bem, e tal como já tinha dito, as contas fazem-se no fim, e nós lá conseguimos terminar no 3º lugar do grupo N, mas mais importante que isso, em 2ºs entre os Portugueses, o que nos deixa em idêntica posição em termos de campeonato. Melhor era impossível. Sabemos que com o nosso Evo7 estamos tecnicamente um degrau abaixo da concorrência melhor apetrechada e também com mais experiência, e que este resultado só foi possível devido a alguns azares e excessos de alguns dos dos nossos colegas, mas os ralis são mesmo assim e tal como no futebol, os jogos só acabam aos 90m e os golos só contam quando a bola entra e nós estamos conscientes de que neste campeonato temos que ser inteligentes e jogar muito com a cabeça.

Uma palavra ainda para a nossa assistência que nos entregou um carro muito fiável e fez um trabalho notável durante a corrida.

Obrigados a todos, e até ao próximo rali.

Um abraço.

A.Neves

domingo, 2 de maio de 2010

RALI DE PORTIMÃO.

O Rali de Portimão, prova extra-campeonato para nós, serviu para fazermos desde logo um pequeno teste e ganhar mão á nova máquina, mas também e especialmente para estarmos presentes num rali patrocinado pelo Grupo dos Mosqueteiros, nosso parceiro de longa data.

Para além disso, e como também tinha acabado de inaugurar um Centro-Auto ROADY nesta cidade, esse seria mais um motivo para que encarassemos esta prova com toda a seriedade e profissionalismo.

Por tudo isto e apesar de ser uma prova a "feijões", sentíamos de alguma forma a responsabilidade para que tudo corresse bem, e que no final todos ficassem satisfeitos com a nossa presença.

A habituação ao carro fez-se de uma forma natural e desde a 1ª super-especial que nos posicionámos na 2ª posição da Geral (1ºs entre os extras), atrás do Ricardo Teodósio, piloto que como todos sabemos, dispensa qualquer tipo de apresentações.

Ao longo do rali fomos melhorando os tempos de forma bastante significativa, conseguindo nas últimas passagens alguns registos interessantes e já não muito distantes do Ricardo.

No final da prova conseguimos manter a 2ª posição da geral e vencer entre os extra, o que nos deixou a todos bastante satisfeitos e com água na boca para a temporada que se avizinha.

Um abraço.

A.Neves

NOVO ANO, NOVO CARRO!

Ao fim de alguns anos, vamos finalmente poder competir ao volante de um 4x4 Turbo. Tudo bem que não é da última geração, mas também não lhes fica muito atrás.

Este nosso evo 7 é essencialmente um carro muito bem nascido na já extinta Ralliart Alemanha, e por isso mesmo é um modelo com "pedigree". Para além disso também ja conta com um palmarés assinalável, tendo sido campeão nos Açores pela mão do piloto Gustavo Louro.

Depois de um ano no campeonato Open, regressamos também ao "Nacional" e ao campeonato maior de Ralis em Portugal, para além de voltarmos a integrar a caravana que irá disputar o nosso já "velho conhecido" Rally de Portugal e do qual guardamos tão gratas recordações, nomeadamente a vitória obtida no Challenge Citroên, em 2007, ao volante do pequeno e irrequieto C2, na versão R2.

Sabemos que vai ser um ano dificil e de aprendizagem, numa categoria (Gr.N 4) onde estão alguns dos melhores pilotos Nacionais ao volante de alguns veículos de produção da última geração, mas são estes desafios que sempre nos aliciaram e nos levaram a dar o máximo em todas as ocasiões, e seguramente este ano não será diferente.

Por último resta-me apenas agradecer a todos os que desde sempre estiveram connosco e continuam a acreditar neste projecto e também nas nossas capacidades e empenho.

VAMOS DAR O NOSSO MELHOR.

Um abraço.

A.Neves